Liturgia Semanal

Inspirado nas Meditações Bíblicas. Irmãs Dominicanas de Taulignan. Supl. Panorama. E. Bayard. Paris.

13 de abril de 2012

TERÇA-FEIRA – 17/ABRIL/2012 BT AIDA BOLONHA (1040-1113); BTO BATISTA MANTUANO(1447-1516)


 BTA IDA BOLONHA (1040-1113). Mãe de Godofredo de Bulhão e de Balduíno I (I Cruzada). Recebia conselhos de Sto Anselmo que a visitava, orava continuamente, gostava de fazer paramentos litúrgicos, e apoiava generosamente as abadias do seu tempo (fundou três).
BTO BATISTA MANTUANO(1447-1516) Carmelita descalço, humanista sempre fiel ao ideal carmelita: vida interior intensa e grande devoção a Nossa Senhora. Combateu a corrupção do clero e das pessoas com muita veemência. O seu corpo jaz incorrupto na catedral de Mântua.

Actos dos Apóstolos 4, 32-37 ; Sal 92,1-2. 5 ; João 3, 7b-15

Dupla revelação

Para Nicodemos que foi retirar da Cruz o corpo do Filho único de Deus e lhE deu sepultura, o olhar para Cristo morto na Cruz foi ocasião para uma dupla revelação : a do abismo da violência humana capaz de supliciar um inocente, ao qual corresponde o abismo ainda maior da misericórdia divina. 

De facto é-nos necessário erguer o olhar para se dar à nossa existência humana a sua dimensão espiritual, para se acreditar no testemunho dO Filho de Deus, para esperar a Sua Ressurreição.
“Tal como a serpente de bronze foi elevada por Moisés no deserto, também é necessário que O Filho do homem seja elevado”. Agora, Nicodemos, com o coração palpitante, recorda-se daquela noite em que Jesus lhe abrira o sentido das Escrituras. Se a efigie da serpente era capaz de curar os Hebreus, quanto mais o olhar lançado a Jesus crucificado podia salvar o homem.

A partir de agora este fariseu sabia ; ele tinha visto.