Liturgia Semanal

Inspirado nas Meditações Bíblicas. Irmãs Dominicanas de Taulignan. Supl. Panorama. E. Bayard. Paris.

10 de junho de 2012

SEXTA-FEIRA - 15/JUNHO/2012 SAGRADO CORAÇÃO DE DEUS .


A devoção do Coração de Jesus resume-se em dois actos : consagração e reparação. A Consagração é o reconhecimento dos direitos soberanos de Jesus, a entrega ao Seu amor e a confiança na Sua misericórdia. A Reparação é a resposta às palavras de Jesus a StaMargarida Maria: “Eis o Coração que tanto tem amado e cumulado de benefícios os homens, e que em paga do Seu amor infinito, em vez de gratidão, encontra esquecimento, indiferença, ultrajes, causadas, por vezes, até pelas almas a isso mais obrigadas pela sua vocação do baptismo”.

Oseias 11,1. 3-4.8c-9 ; Isaías 12, 2-6 ; Efésios 3, 8-12.14-19 ; João 19, 31-37

Coração de Jesus, Amor de Deus

O coração de Jesus aberto pela dança de um soldado romano dá-nos a ver as profundezas insondáveis do amor de Deus. Ao invocá-lO, esta-se a anos-luz da devoção beata de velhinhas: este coração é o Coração do próprio Deus, fonte de misericórdia derrama no mundo torrentes de ternura.

O grande teólogo Karl Rahner partilha connosco esta experiência vital : “O que era de mais inacreditável, mais impossível, e, num golpe, mais evidente, é que Deus, O incompreensível, ama-nos verdadeiramente, e este amor tornou-Se irrevogável no Coração de Jesus : ali primeiro, ali também – nós ousamos esperá-lO – para todos”.