Liturgia Semanal

Inspirado nas Meditações Bíblicas. Irmãs Dominicanas de Taulignan. Supl. Panorama. E. Bayard. Paris.

6 de abril de 2012

1ª SEMANA DA PÁSCOA


CRISTO RESSUSCITOU! A liturgia prevê cinquenta dias para os fieis aprofundarem, na passagem dos anos, este acontecimento único que marca a vitória da vida sobre a morte. Peçamos aO Espírito a graça da renovação interior a fim de compreendermos que esperança o acontecimento pascal nos abre e que “tesouros de glória” ele encerra. A vida de Jesus foi dada pela multidão. A partir de agora o discípulo viverá sob este signo de “vida oferecida”. A Ressurreição subverteu a existência dos Apóstolos. Em nome de Jesus ressuscitado, eles farão os mesmos gestos que dão vida, que erguem, que bradam : “ao largo!”. No tempo da Páscoa, a Igreja acolhe o sopro desta vida que renova e faz ressoar a cada um o apelo dO Ressuscitado:“Avança mar dentro!”. 


É este o sentido da “Jornada Mundial de Oração pelas Vocações”, instaurada em 1964 e sempre celebrada desde 1971, no 4º Domingo de Páscoa. Para que todos, no mais íntimo da sua liberdade, possam escutar o convite dO Ressuscitado a refazer os Seus gestos que curam, dão paz, perdoam. Cristo chama homens e mulheres a levantarem-se em Seu nome, para oferecerem o dom da própria vida e partilharem com todos a Palavra e o Pão.

Durante o mês de Abril unamo-nos às intenções dOPapa :

Intenção Geral: “Para que muitos jovens acolham o apelo de Cristo a seguirem-nO no ministério sacerdotal e na vida religiosa.”

Int. Missionária:“Para que Cristo Ressuscitado seja sinal de uma autêntica esperança para os homens e mulheres do continente africano.”