Liturgia Semanal

Inspirado nas Meditações Bíblicas. Irmãs Dominicanas de Taulignan. Supl. Panorama. E. Bayard. Paris.

28 de maio de 2012

SEXTA-FEIRA - 25/MAIO/2012 S. GREGÓRIO, PAPA (1086); S. BEDA VENERÁVEL (673-735)


S. GREGÓRIO, PAPA (1086). Enérgico, tomou medidas para corrigir o relaxamento dos costumes eclesiásticos e emancipar a Igreja do jugo de príncipes e imperadores. Por tudo isso foi exilado. “Amei a justiça e odiei a iniquidade, por isso morro no exílio”, foram suas últimas palavras.
S. BEDA VENERÁVEL (673-735) Abade de S. Bento e Doutor da Igreja. As suas obras de espiritualidade, de exegese e de teologia fizeram lei nos mosteiros e nas escolas da Igreja latina até à escolástica de S. Tomás. Foi o primeiro autor a escrever em inglês (”Historia dos Ingleses”, desde as origens até ao ano 731)

Actos 25, 13b-21 ; Sal 102, 1-2.11-12.19-20ab ; João 21,15-19

“Tu amas-Me ?”

Por 3 vezes diz Jesus a Pedro : “Tu amas-Me ?” Pedro fica triste. Quereria Jesus acabrunhá-lo, recordadndo assim sua tripla negação ? Pelo contrário, o Ressuscitado demonstra-lhe desta forma todo o Seu amor. Aliás, sem espera a terceira resposta, Jesus associa-o solenemente a missão do Bom Pastor. Como Mestre e Amigo, Pedro é encarregado oficialmente de conduzir o rebanho de Deus com laços de amor. Como Mestre e Amigo, ele dará a sua vida numa ardente caridade pela Igreja. Sim ! Pedro ama o Seu Senhor, não já com um frágil amor humano, mas com um amor “ressuscitado” pelo dom dO Espírito Santo. Deixemo-nos olhar por Jesus tal como somos, falíveis e pobres. 

Para que sejamos, também nós, pastores exigentes e cheios de amor, teremos que nos ligar sempre primeiro a Ele.